O chá de bebê é uma celebração familiar, que ocorre antes do nascimento do bebê, onde a família se reúne para se preparar para a chegada do novo membro, as titias, vovós, vovôs todos se juntam e comemoram, além é claro de rolar sempre o tradicional mutirão de fraldas, roupinhas e móveis para compor o quarto do bebê.

O chá revelação é algo que ganhou o gosto popular há alguns anos e seu diferencial é que até a data da festa a família não sabia o sexo do bebê (às vezes nem os pais rs), geralmente a representação do sexo gira em torno das cores azul para menino e rosa para menina e a revelação acontece quando uma dessas cores predomina seja num bolo, em uma bexiga, docinho, painel fotográfico etc.
Muito tem se discutido em relação ao problema nessa polarização de cores, sobre o tema estar ficando "batido" e sem graça e embora os pais gostem do suspense da revelação às vezes optam por não fazer por esse e outros motivos.
A mamãe Bárbara e o papai Rodrigo trouxeram um significado totalmente novo ao inovar usando no lugar de rosa e azul o sol (para menino) e lua (para menina).

Eu super me empolguei com o tema, fiquei APAIXONADA demais pela decoração e pela proposta, conversei com a Bárbara e ela respondeu todas as minhas perguntas, seguem abaixo todos os detalhes:

1. Por que vocês decidiram fazer revelação?

Foi uma vontade mais minha, pelo Rodrigo, meu noivo, já ficaríamos sabendo pelo ultrassom sem nada disso, mas como insisti ele acabou cedendo haha. Eu queria fazer esse momento mais especial, poder fazer a família e amigos participarem, se sentirem mais presentes. É muito legal ver a interação de todo mundo e poder sentir esse carinho que eles já têm com a baby!

2. Quem ficou sabendo para preparar tudo?


Minha irmã! É a pessoa que eu mais confio e sabia que ela iria preparar tudo com muito amor.


3. Por que não usar o tradicional rosa ou azul?

Por tudo que já vivi, luto e acredito não seria justo com meus ideais classificar o gênero do meu bebê por azul ou rosa, temos uma paleta inteira de cores pra explorar, para que limitar? E foi isso que falei para minha irmã, pode usar qualquer cor, menos o tradicional azul e rosa! Parece pequeno, mas é assim que tem que ser, nos pequenos detalhes que vamos mudando certos padrões ridículos da sociedade.

4.De onde veio a ideia da lua e do sol?
Minha irmã contou que procurou por elementos que tivessem alguma relação mais profunda com os gêneros. A Lua está totalmente conectada à mulher em suas fases e ciclos enquanto o sol já esteve relacionado em algumas culturas com a masculinidade, virilidade e força (Deus Apolo, Tupã). Além disso, no catoliscismo há a história de dois santos muito queridos por ela (São Francisco e Santa Clara) que são também conhecidos por irmão Sol e Irmã lua. Pareceu perfeito! Aí as cores vieram diretamente dos símbolos: dourado/amarelo (sol) e prata/cinza (lua).

5. O que a família achou da proposta?

Recebi bastante elogio da galera mais “jovem” de estar inovando, mas teve gente que achou muito difícil as cores, muitos se limitaram a pensar só em roupas, mas deixei claro que poderia ser qualquer coisa, acessórios, ou até mesmo objetos da casa! Afinal, quem não tem uma bijuteria dourada, relógio, ou os talheres da casa prata? É muitoooo difícil fazer o pessoal pensar fora da caixinha!!! Mas no final teve muita foto criativa, desde almofadas douradas, unhas pintadas de prata, geladeira, entre outros, haha foi divertido!

6. Foi fácil encontrar os elementos para compor a decoração?
Não foi fácil. Quase não haviam inspirações com esse tema na internet. A decoração foi toda confeccionada pela minha irmã, mãe e cunhado e os confeiteiros tiveram que criar as artes para o bolo e doces, assim como as tags e o topo de bolo também tiveram que ser elaborados em primeira mão pelos profissionais.

7. Como foi a experiência de revelação para vocês? Achavam que era menino ou menina?

Foi muitoooo legal, não nos arrependemos! Recebemos muitas mensagens de carinho e do pessoal se gabando por acertarem. Por mais que a quarentena nos mantenha separados, ela fez com que a revelação tivesse um alcance bem maior pela Live, do que se fosse em uma festa. Em relação ao sexo do bebê, eu tinha feito 4 testes caseiros que deram menino, então eu estava com aquilo na cabeça, mas quis me manter neutra, saber que é uma menina foi uma surpresa boa demais! O Rodrigo não quis opinar antes para evitar que o bebê não achasse que não era bem vindo hahaha!

Não preciso nem dizer o quanto gostei dessa nossa conversa né, agora eu quero que todas as mamães usem essa ideia, ou outras ideias inovadoras. A-D-O-R-O novas propostas.

A Bárbara criou um canal no youtube para aproximar a experiência da sua gestação da família que por conta do isolamento social não podem estar tão perto quanto gostariam.  É muito cativante, deem uma conferida lá depois.

Vídeo dos detalhes da revelação: https://youtu.be/D9r3Znb7OpQ

Texto por Anabel ;)

You may also like

Back to Top